1) Os nomes dos personagens que eu usarei são os da versão japonesa do
desenho, então:
- Mr. Satan: Hercule
- Li Shenlong: Omega Shenron
- Boo: Buu
- Tenshinhan: Tien
2) Quando eu me referir a 'DU', eu estou me referindo ao Dragon Universe, o
modo para apenas um jogador, que você pode voar pelo mapa e tal.
3) Quando eu disser 'procure', você deve apertar R1 e olhar pelas redondezas
até que ache um 'ki' saindo de um certo lugar. Se não houver um ki, mas
mesmo assim o FAQ indicar que há um evento naquele lugar, procure por um
ponto piscando.
4) Alguns personagens só podem ser pegos na segunda vez que se joga no DU de
alguém. Mas por 'segunda vez' eu me refiro a qualquer vez que não seja a
primeira, pode ser tanto a terceira, quanto a quarta, a quinta, a sexta
etc. Além do mais, você deve escolher CONTINUE após zerar o jogo, e não
NEW STORY.
5) Estes são alguns dos lugares aos quais vou me referir:
- South City: a cidade mais perto do World Tournament, fica na maior ilha
da parte de baixo do mapa.
- Central City: a cidade um pouco mais acima do deserto, no meio do mapa.
- Satan City: é a mesma East City, mas na saga de Majin Boo.
- North City: fica acima da Central City.
- West City: é a cidade em que Bulma mora, bem do lado da ponte gigante, do
lado oeste do mapa.
- East City: fica do lado leste do mapa, acima da casa de Goku.
- Baba's Palace: fica ao sul do deserto, é uma casa no meio de um lago, com
uma ponte pequena de cada lado. Se você já assistiu ao desenho, sabe com
o que se parece.
- Goku's House: fica abaixo da cidade do leste (East City).
- Grandpa Gohan's House: fica perto da casa de Goku, está no alto de uma
montanha.
- World Tournament: fica do lado da South City, na ilha grande na parte
mais baixa do mapa.
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4. Sistema de Jogo
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CONTROLES
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Esses controles só valem para as versões européia e americana.
- Controles: Modo de Luta -
Quadrado: Soco
Triângulo: Chute
X: Defesa
O: Bola de ki (*1)
R1, L1, R2, L2: Diferentes combinações dos botões acima
Start: Pausar o jogo
*1: Pode ser feito várias vezes seguidas. Videl, Mr.Satan e Uub não possuem
este ataque. Kid Goku só pode soltar uma bola de cada vez.
- Controles Avançados: Modo de Luta -
Encher Ki: segure X, aperte <-, <- e segure
Provocação: segure X e aperte duas vezes para baixo (*1)
Usar item: o mesmo da provocação, é necessário ter um item equipado
Perseguição: após usar um golpe que manda o inimigo voando, aperte -> + O (*2)
Desviar: ao ser atacado, aperte X repetidamente (*3)
Teleporte: ao ser atacado, aperte -> + X (*4)
Cancelar Teleporte: durante o teleporte, aperte X (*5)
Rolar/Desviar para o lado: X + cima ou X + baixo
Transformação: R1 (*6)
Hyper Mode: L2
Dragon Rush: Após entrar em Hyper Mode, use um golpe que manda o adversário
para longe, ou um golpe forte com R2
'Correr': aperte ->, -> ou <-, <- e segure (*7)
Ataque carregado: use um ataque enquanto corre (*
Rebater/Desviar Ki: aperte X no momento que a bola de ki chegar até você (*9)
Golpe de Impacto: R2 (*10)
*1: A provocação diminui o ki do adversário.
*2: Isso pode ser feito até 3 vezes. O inimigo pode desviar disso.
*3: Desviar-se gasta ki, e isso só funciona contra ataques físicos.
*4: O teleporte gasta 3 ki, e o inimigo também pode se teleportar para evitar
o seu teleporte.
*5: Isso serve para o caso de você querer atacar um inimigo pelas costas com
o ataque que quiser, ao invés de apenas derrubá-lo.
*6: Óbvio que o personagem deve ser capaz de se transformar.
*7: Enquanto está correndo, você não pode ser acertado por bolas de ki.
*8: Esse golpe quebra a defesa do adversário.
*9: O que determina se você rebate a bola de ki ou a desvia é o momento em que
você aperta X. Quanto mais preciso for o aperto do botão, mais chances
você terá de rebater uma bola de ki. Se o aperto do botão não for tão
preciso, você apenas desviará a bola.
*10: Você pode usar R2 combinado com o direcional para diferentes ataques. Se
você segurar R2 até que apareça um efeito especial, o ataque será
indefensável. Enquanto esse efeito especial estiver ativo, você poderá
levar alguns golpes sem se machucar.
- Controles: Modo de Edição de Habilidades (Skill Edit) -
Quadrado: Ver a descrição da cápsula (*1)
Triângulo: Retirar cápsula
X: Colocar cápsula, Confirmar
O: Cancelar
Esquerda/Direita: Passar para a próxima categoria de cápsulas
Cima/Baixo: Escolher cápsulas
R1, L1, R2, L2: Passar entre as cápsulas mais rapidamente
*1: Você só pode ver a descrição da cápsula nos modos Dragon Universe e Skill
Editing.
- Controles: Menus de Opções -
Cima/Baixo - Selecionar opção
Esquerda/Direita - Mudar opção
X - Confirmar opção
Triângulo - Cancelar
JOGABILIDADE
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Aqui estão descritos alguns aspectos da jogabilidade do jogo. Se quiser alguma
outra explicação, pode pedir por e-mail.
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Barras de Ki
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Vou escrever apenas algumas notas em relação a esse aspecto, que alguns de
vocês já devem ter percebido por si mesmos.
- As barras grandes se enchem sozinhas, enquanto as barras pequenas diminuem
sozinhas.
- Quando o personagem se transforma, as barras grandes aumentam.
- Quando o ki está no máximo, não diminui sozinho de jeito nenhum, a não ser
que alguma cápsula especial esteja equipada, como Yakon.
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Cansaço (Fatigue)
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Outra novidade de DBZ Budokai 3, o nível de cansaço (Fatigue Level) determina
o quanto o lutador ainda possui de determinação para lutar (não confundir com
energia). O nível de cansaço é indicado pelo boneco que fica ao lado das
barras de ki. Há três níveis de cansaço:
- Normal: boneco transparente. Nenhuma alteração.
- Médio: boneco amarelo. O personagem fica menos resistente a Ultimate
Attacks, ficando mais difícil tirar um Attack Win ou Defense Win.
- Cansado: boneco vermelho. O personagem fica bem menos resistente a Ultimate
Attacks, e terá uma grande desvantagem na hora de defender esses ataques,
pois o jogo não o deixará apertar os botões algumas vezes. Também, se o
personagem ficar com o ki vermelho (menos de uma barra), ele ficará
ofegando, e precisará se recuperar, girando as alavancas analógicas.
O seu nível de cansaço aumenta com as seguintes ações:
- Ser atacado por um Pursue (perseguição).
- Levar muitos golpes em sequência.
- Esgotar o Hyper Mode. Neste caso, o personagem sempre ficará ofegante,
precisando girar as alavancas analógicas para se recuperar.
- Errar um Dragon Rush.
- Ser acertado por um Dragon Rush completo.
- Há outros modos, mas não documentei todos.
O nível de cansaço diminui com o tempo, ou ao se fazer um Dragon Rush ou
Ultimate Attack.
Então, qual a utilidade real disso? Usar Ultimate Attacks, e só. Quando você
quiser ter mais chances de acertar ou defender um Ultimate Attack, basta ficar
em um nível de cansaço menor do que o seu oponente, e você terá uma vantagem
na disputa de Ultimate Attacks.
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Burst Mode/Disputa de Poderes
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Se você já jogou um dos Dragon Balls para Super NES (ou até mesmo o Dragon
Ball GT do Playstation), deve lembrar o que é isso. A disputa de poderes
acontece quando dois personagens soltam seus ataques especiais ao mesmo tempo.
Nesse caso, o ícone do direcional analógico vai aparecer abaixo de cada
personagem, e a disputa se iniciará.
Quando os personagens entram na disputa, devem girar os analógicos e apertar
botões para ver quem consegue vencer. Aquele que perder vai levar mais dano
do que o normal, que pode ir de 1.5x até quase 2x o normal. Note que, se os
personagens estiverem muito perto um do outro quando os ícones do direcional
analógico aparecem, não haverá disputa, os dois ataques vão explodir na cara
um do outro, e ambos os personagens levarão dano perto dos 1000 pontos (uma
barra de energia).
Apenas alguns ataques especiais podem causar uma disputa, mas note que quase
todos os personagens têm um ataque destes. Por exemplo: o Death Beam de Freeza
pode causar uma disputa, mas o seu Death Wave não. As exceções ficam para os
personagens que não possuem ataques especiais de ki, como Videl, Mr.Satan,
Saibaman e alguns outros. Um bom modo de saber se o ataque de um certo
personagem pode causar uma disputa é olhar se o ataque tem uma 'linha' que vai
do personagem até o golpe propriamente dito, como nos casos do Gallic Ho de
Vegeta, o Kame Hame Ha de um milhão de personagens, o Death Beam de Freeza e
por aí vai. Porém, note que alguns ataques, mesmo não possuindo essas
'linhas', ainda podem causar disputas. Esse é o caso o golpe Bakurikima Ha de
Piccolo. E se você não sabe o que é um Bakurikima Ha, é o golpe Destructive
Wave.
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Burst Mode/Disputa de Golpes
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Essa disputa acontece quando ambos os lutadores usam um golpe de impacto
(botão R2) e os golpes se chocam. Dois ícones do direcional analógico aparecem
abaixo dos personagens, e a disputa se inicia. Para vencer, deve-se apertar os
botões e girar os direcionais analógicos. Quem vencer vai usar um ataque que
causa mais dano que o normal, mas não é lá muita coisa.
Todos os personagens podem causar esta disputa, já que todos possuem um golpe
de impacto.
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Hyper Mode
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Uma adição para a série Budokai, o Hyper Mode permite que o personagem se
esforce mais do que o normal, além de destravar o Ultimate Attack do
personagem. Para entrar em Hyper Mode, aperte Soco + Defesa + Chute + Ki (L2
na configuração padrão). O personagem ficará vermelho, e seu ki irá baixar
constantemente.
Neste modo, o personagem não pode se defender e nem encher seu ki. Se o ki do
personagem tiver esvaziado e ele não tiver feito um Ultimate Attack ou um
Dragon Rush, o personagem ficará cansado, e você terá que girar a alavanca
analógica para que ele se recupere mais rápido.
Para efeitos de ataques especiais, o personagem sempre está com o ki cheio
até o nível em que começou o Hyper Mode, e este nível não baixa, mesmo que o
ki baixe constantemente. É mais ou menos assim: se você tinha 5 ki quando
iniciou o Hyper Mode, poderá fazer um ataque de 4 ki, e logo depois um ataque
de 5 ki. Isso é possível contanto que você não esvazie todo o ki, e que o
número de barras que você possui dê para fazer o ataque.
O número de barras de ki com as quais é possível fazer ataques é indicado
pelas barras vermelhas, e não pelas barras amarelas, como poderia-se pensar.
As barras amarelas servem apenas para representar o tempo que falta para
acabar o Hyper Mode. É óbvio que, ao usar um ataque, o tempo vai diminuir
igual ao número de barras de ki que foram gastas ao executar aquele ataque.
Vamos a um exemplo: Ginyu tem 5 ki, ele entra em Hyper Mode. Se ele usar um
Milky Cannon enquanto tem 5 ki, o tempo que o Hyper Mode dura será diminuido
de uma barra, automaticamente. Se ele usar o Strong Jersey, o seu tempo será
diminuido em duas barras, já que o Strong Jersey usa 2 ki. Por isso, preste
atenção quando for fazer Ultimate Attacks, pois se você errar, você gastará
um bocado do seu tempo restante e não terá feito nada.
Uma característica do Hyper Mode é que o usuário tem a sua defesa melhorada,
mesmo que não possa se defender exatamente. Ao receber ataques físicos, o
personagem não se importará com os ataques, embora ainda sofra danos. Bolas de
ki também são desviadas automaticamente. Contudo, o personagem será acertado
completamente se o adversário usar um ataque forte ou um ataque especial.
Mais uma coisa: ao contrário do que acontece nas transformações, o personagem
não fica invencível ao entrar em Hyper Mode, e se o adversário já o estiver
atacando enquanto você entra em Hyper Mode, ele o acertará, a não ser que você
use o teleporte.
Dragon Rush
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O Dragon Rush é um combo predeterminado para cada lutador, que causa um dano
imenso. Primeiro, o personagem deve entrar em Hyper Mode para fazer um Dragon
Rush. Então, aquele que está em Hyper Mode deve soltar um golpe que jogue o
oponente longe, ou um golpe forte (soco + chute).
Os golpes que podem iniciar um Dragon Rush são:
- Golpe Forte (soco + chute, ou R2);
- Chutão para cima (->,-> + Triângulo), deve ser feito do chão;
- O primeiro ataque especial do lutador, feito bem de perto;
- Um teleporte;
- Uma perseguição (Pursue);
- Podem haver outros golpes, então me avisem por e-mail.
Então, aparecerá um display com quatro botões e um relógio. O usuário aperta
um botão e o oponente tenta descobrir qual botão é. Se o oponente errar o
botão, o botão que o usuário apertou será descartado, e o combo continuará.
Se o oponente acertar o botão, o combo pára na hora. Se o oponente acertar no
primeiro hit, irá contra-atacar o usuário. Se acertar no segundo ou terceiro
hits, apenas evitará o dano do combo. É mais fácil entender com uma
demonstração, então vamos imaginar um Dragon Rush assim:
Piccolo Vs. Raditz
1) Piccolo inicia um Dragon Rush;
2) Piccolo aperta O e Raditz aperta X. Raditz leva dano e o botão O não pode
mais ser usado por Piccolo;
3) Piccolo aperta X e Raditz aperta Triângulo. Raditz leva dano e o botão X
não pode mais ser usado por Piccolo;
4) Piccolo aperta Quadrado e Raditz aperta Triângulo. Raditz leva dano e
Piccolo termina o Dragon Rush. Se Piccolo tiver o Special Beam Cannon
equipado, ele usará esse golpe automaticamente.