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 Grim Fandango

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Ferreira

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MensagemAssunto: Grim Fandango   Grim Fandango EmptySeg Set 15, 2008 1:28 pm

1. Walkthrough do Primeiro Ano


a) The Poisoning (O Envenenamento)

O jogo começa no escritório de Manny, onde ele acaba de receber uma mensagem.
Vá para o tubo de mensagens e use-o para ler a mensagem. Siga para o elevador da
garagem (a porta à esquerda na frente da secretária Eva) e desça para a garagem a
tempo de ver o último carro sair. Corra para o canto da garageme bata na porta para
encontrar Glottis, e selecione as seguintes opções de diálogo:

'Hey, you a driver?'
'I'm Calavera.'
'Looks like I need a new driver.'
'You want to be my replacement driver?'
'Come on, Glottis.'
'You're not too big. The cars are just to small.'

Vc vai receber uma ordem de serviço. Volte para o elevador. Se vc usá-la na Eva, ela
tentará fazer Don assiná-la, mas ele não assina. Desça até o Lobby e saia pela porta
da frente. Vá para o lado do prédio e suba a corda de nós. Entre na janela aberta
(escritório do Don), use o computador dele, e mude a resposta do intercom para:

'Ah, cripes Eva! Just sign it yourself, will ya? I'm busy!'

Saia pela mesma janela, desça a corda, entre no prédio e volte à Eva. Use a ordem
de serviço nela e verá a diferença. Quando vc estiver na 'Land of the Living' (Terra
dos Vivos), use a foice no pacote. Outra cutscene, e vc estará de volta ao hall do
escritório.

b) Getting a Better Client (Pegando um Cliente Melhor)

Vá para o escritório e pegue as cartas de baralho na mesa. Depois, vá para a mesa
de Eva e use as cartas no prendedor de papéis. Desça até o lobby, onde vc será
abordado por um demônio reclamando do sistema de tubulação. Saia para a rua e vá
visitar o palhaço no festival usando o seguinte diálogo:

'Practing What?'
'Twist me up one of them, eh fella?'
'Bet ya can't do a cat.'
'A dead worm'

Vc vai ganhar um balão vazio (guarde). Peça outro continuando a conversa:

'My kid wants another balloon animal'
'Do you have any more dead worms back there?'

Volte para o prédio e entre na seção de embrulhos (à direita de Manny quando vc
entrar). Use um balão vazio na mangueira vermelha e o outro na mangueira azul, daí
suba as escadas até o escritório. Use os 2 balões no tubo de mensagem e assista à
diversão. Volte para o lobby e para a sala de interruptores da tubulação (lado oposto
da sala de embrulhos). Gire a tranca na porta abertae converse com o demônio:

'Who would do a terrible thing like this?'
'Well, I gotta split'

Vc acaba com o extintor de incêndio, mas ainda não é hora de usa-lo. Deixe a sala, e
então entre. Abra a porta, e use a carta de baralho perfurada no tubo vermelho. Vc
conseguiu sua nova cliente! Infelizmente vc não pode fazer muito por ela. Fale com
ela:

'Excuse me, but I have to go straighten this mess out'

Desça o hall até o escritório de Don Corpal's.

c) The Revolution (A Revolução)

Vc é pego numa armadilha no escritório de Glottis. Bata na porta e diga:

'I'm thinking about getting out and getting even. That's it.'
'The DOD runs a crooked game, and I intend to prove it.'
'I'm gonna blow the lid off this place.'

Vc será levado para o quartel-general. Fale com Salvador:

'Okay, I'm in. What do I have to do?'
'You want me to be your messenger?'
'If I grab some pigeons from the roof, will you let me go?'
'I'm off'

Volte para o palhaço do festival e converse:

'My kid wants another balloon animal'
'A cat.'

Daí pegue o pão na tenda perto do palhaço, e vá para o telhado usando a corda de
nós. Chegando na beirada, entre pela janela no escritório de Dominó, e vá para o
saco de pancadas e bata nele 3 vezes, e pegue o bocal que caiu. Vá para a mesa
dele, abra a gaveta e pegue o coral na gaveta. Saia de novo pela janela para os nós
da corda. Use a ponta menor dos nós para pegá-los, então pegue o coral do
inventário e use-o neles. Pegue e use os nós para fazer uma ponte, e use-a para
chegar ao outro lado do telhado. Na secadora de pratos, use o balão em forma de
gato e depois o pão. Vá para o ninho e pegue os ovos, então desça para a rua
novamente. Entre na garagem e volte para o escritório de Glottis, e use o bocal no
'Fill-A-Dent'. Use o bocal (sem apontar para nada) para fazer sua própria impressão
dentária. Siga para o beco e use o olho azul no muro, e use os ovos (na sua mão) em
Salvador. Use o bocal em Eva, e vc poderá sair da cidade.

d) Glottis' Heart (O Coração de Glottis)

Vc chegará na floresta petrificada, caminhe para a próxima tela onde vc encontra
Glottis, que rasga o próprio coração em angústia. Vc precisará dele, então volte para
a floresta atrás de Glottis para pegá-lo. Pegue um osso da pilha e use-o na teia. Volte
a Glottis, pegue o coração e use-o nele.

e) El Marrow (A Medula)

Depois da cutscene, vc estará no 'Bonewagon'. Dirija-se para o lado direito da tela
até a estranha máquina. Vá para o carrinho de mão e use-o para para movê-lo para
frente e para trás nas mangueiras. Cada uma das quatro mangueiras controla uma das
bombas no extrator da medula da árvore, e vc deve sincronizar as duas bombas em
cada lado de mecanismo para balançá-lo para frente e para trás. O jeito fácil de
fazê-lo é bloquear as duas bombas do meio uma de cada vez, e daí desbloqueá-las
logo que a bomba desbloqueada daquele lado da árvore esteja pra bombear.
Complicado? Leva algum tempo e dá um pouco de trabalho mas vc saberá que
conseguiu assim que a árvore comece a sacudir para frente e para trás. Mas ainda
não acabou: vá desligar o mecanismo e Glottis vai escalar para desequilibrar a árvore
ainda mais. Quando ele estiver lá em cima, religue o mecanismo e assista a 'festa'.

f) This Way to Rubacava? (Por aqui vai dar em Rubacava?)

Saia do 'Bonewagon' e vá para a placa da estrada. Pegue-a, e leve-a para a floresta
a noroeste. Sempre que vc 'plantar' a placa aí, ela vai apontar para uma nova
direção. Pegue a placa, mova-se um pouco na direção em que ela apontou, e então
plante-a novamente. A placa sempre fica apontando um certo ponto no chão,
portanto vc precisa ficar pegando a placa e se movendo até achar o lugar certo.
Quando vc conseguir, uma caverna vai se abrir (o ponto certo parece ser quase no
centro da tela, um pouco abaixo e à esquerda). Entre na caverna, vá para a placa e
use-a para obter a chave. Saia e volte para a clareira.

g) Busy Beavers (Castores Ocupados)

Pule no 'Bonewagon' e vá para as rochas a nordeste. Vá para a porta e abra-a (vc
será perseguido). Volte pelo portão e na beirada da represa de ossos (perto da parte
verde), pegue três ossos. Desça o caminho à esquerda da ponte, e um castor vai
sentar na rocha superior. Olhe para o alcatrão, e jogue um osso dentro do rio de
alcatrão. Rapidamente pegue seu extintor de incêndio, e quando o castor pular no rio
atrás do osso, use o extintor para derrubá-lo (segure ENTER e aperte esquerda e
direita para mirar). Repita duas vezes, ou até que todos os castores estejam
'extintos'. Não se preocupe se vc errar porque existem muitos ossos. Volte para o
portão e use a chave para destrancá-lo, e vc pode continuar.

h) Welcome to Rubacava (Bem-vindo a Rubacava)

Em Rubacava, entre na confusão e converse com Celso, dizendo:

'What are you doing here?'
'You must love her very much, Celso'
'How do you know your wife hasn't gone ahead of you?'
'I'll help you find your wife. What did she look like?'
'Well, I'd better go see how my other clients are doing...'

Celso entrega a vc a fotografia. Desça as escadas, vá para a esquerda e entre na
névoa ('AAAAAAAAHHHHH'). Depois de ser resgatado, desça e fale com Velasco:

'Well, don't let me interrupt your car talk'

...para acabar a conversa, e então use a foto em Velasco. Aí diga:

'How do you know she sailed out of here? I don't believe it!'
'Well, don't let me interrupt your car talk'

Vc terá o diário do porto, corra para cima e volte para Celso e use-o.
Depois de uma cutscene terá inicio o segundo ano.
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MensagemAssunto: Re: Grim Fandango   Grim Fandango EmptySeg Set 15, 2008 1:28 pm

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2. Walkthrough do Segundo Ano
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a) The Lambada (A Lambada)

Primeiro, a carta de Salvador na mesa. Vc tem um visitante, por isso desça as
escadas e saia do bar, onde vc será parado por Lupe. Diga:

'Okay, back to work'

E então saia e desça as escadas para Meche... tipo. Depois da cutscene, vc
descobre o que precisa saber quando fala com Velasco:

'Alright, I'm ready to sail!'
'I'll work!'
'Okay, if I get Glottis some tools, can we board?'
'Who's the one guy who hasn't boarded yet?'
'What if Naranja doesn't show up? I can fill his spot, right?'
'So let me get this straight...'
'I'd better go finish packing'

b) Joining the Union (Juntando-se à União)

Vc precisa de um union card. Volte para o café Calavera, pare no bar e pegue o licor
dourado, e vá falar com Charlie (ele está na mesa da roleta):

'Right. So what are you doing in it?'
'How did you point fake betting stubs?'
'What else can you counterfeit?'
'Can you make reasonable union cards?'

Vc recebe um passe 'VIP' e a impressora do ticket de aposta, de Charlie. Entre no
bar e use o passe 'VIP' em Glottis, que irá para lá. Vá para a trilha dos gatos sozinho
(use a alavanca para formar a ponte). Depois de entrar, passe pelo gato recheado até
a sala iluminada e pegue o abridor de latas. Entre na sala VIP (segunda porta,
degraus perto do guichê). Entre na cozinha, pegue o turkey baster, e aguarde. O
garçom entra e vai para a dispensa. Feche as portas atrás dele e use a foice nas
portas para mantê-lo preso. Depois que Glottis acabar com o vinho, suba a escada
vertical e use o abridor de latas no barril de vinho e use-o para entrar. Quando chegar
no porão, pule na empilhadeira e dirija para dentro do elevador. Lá dentro, posicione a
empilhadeira deixando-a alinhada com a parte do lado direito da porta do elevador.
Pressione o botão do elevador e rapidamente dirija na direção da abertura da porta.
Conforme vc passa pelo piso 'escondido', empurre para frente de modo a fazer a
empilhadeira bloquear o movimento do elevador. Vá para o outro lado da empilhadeira
e puxe a alavanca, levantando o garfo da empilhadeira. Vá para o hall e pegue a
suitcase (mala), e em poucos minutos vc terá seu union card.

c) Seaman Naranja (Marinheiro Laranja)

Entre no cofre azul, e volte ao bar. Depois de encontrar Lola and Olivia, diga:

'Well, catch ya later, hep chick'

Entre na cozinha, e use o baster no lava-louças. Vá para a casa de Toto e para os
fundos da cabana. Abra a geladeira, abra a tostadeira, e corra para a garrafa de
Naranja e deixe o baster pronto. Quando Naranja se distrair com Toto, use o baster na
garrafa para nocautear Naranja. Dê uma geral em Naranja para achar suas dog-tags.
Depois vá para o telhado da Cat Track, e suba na área de segurança. Tome um gole
do licor dourado e rapidamente passe pelo detector de metais (antes de arrotar).
Depois de estar a sós com a Carla, diga:

'Hey, Carla, that's an awfully nice metal detector you have.'
'Yes'

Desça para a sala iluminada e ande até a beirada, usando a foice na caixa de cartas
para pegar o detector de metais. Finalmente siga para o necrotério e lá use as
dog-tags em um dos corpos, e aí use o detector de metais em Membrillo, que vai
achar as tags e ver que Naranja está morto.

d) SeaBee Tools (Ferramentas SeaBee)

As abelhas não são moleza, vá para o cofre azul e para a mesa com os três beatniks
na parte de trás. Use a carta de Salvador neles (esqueceu? está no seu escritório no
Calavera Cafe), e aí pegue o livro sobre a mesa. Saia para as abelhas e use o livro
nelas. Parece que vc precisa de um advogado, por isso vá para a sala VIP da Cat
Track e fale com Nick:

'Nick, I need a lawyer.'
'Friend of mine is in the slammer.'
'An excellent lawyer.'
'The very best is good enough for me.'
'You are, Nick.'

Fale com ele de novo:

'Virago, I REALLY need a lawyer.'
'I could tell Max about you and Olivia.'

Nick sai, e deixa a cigarreira. Leve-a e use-a na Carla:

'I don't know. I found it under your desk.'
'Yes'

Vc termina com a chave. Vá para o farol, e use a porta na chave. Entre, e pegue o
card que foi deixado aí. Vá para o Calavera Cafe, e use o card em Lupe para pegar a
jaqueta. Use a jaqueta (sem apontar para nada) para pegar um pedaço de papel.
Agora vá até Toto e mostre a ele o papel. Finalmente, vá para a Cat Track. Puxe seu
ticket printer e imprima um ticket para 'Week 2, Tuesday, Race 6', e use-o na janela
do Photo Finish. Nota: 'Week 2' pode ser encontrada lendo a lápide na estátua do
gato, 'Race 6' olhando para a foto, e o dia da semana é 'Tuesday' (terça), quando
os chapéus de gatinhos são distribuídos de acordo com o cara na bilheteria (???). Vá
para a sala VIP e use a foto que vc ganhou de Nick, que é o seu novo advogado. Vc
tem as ferramentas, tem o card, e tem um emprego. Agora vc precisa do Glottis.

e) Betting the Farm (Apostando a Fazenda)

Glottis não pára, portanto vc deve fechar o café. Vá para seu escritório, e use sua
escrivaninha para ativar a roleta. Quando a luz vermelha acender na roda da extrema
direita, use o magneto para fazer a bola parar num número diferente, e Bogan vai
fechar o clube. Assim, Glottis será chutado para fora da Cat Track, e poderá continuar
seu caminho.

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3. Walkthrough do Terceiro Ano
##############################

a) Customs (Hábitos)

Entre no navio e desça a escada, então vc será resgatado por Glottis. Levante a
âncora, use os controles e empurre para a direita depois a abaixe e levante de novo.
Use a foice nas âncoras por fora das vigias, e levante a âncora do porto para partir o
navio ao meio. Vá para os controles e continue, para fazer o navio partir.

b) Under the Sea (No fundo do mar)

Ande até a beirada da luz, e chegará Chepito. Diga:

'Well, I don't wanna break your stride there'

Ele anda perto de vc. Pegue a luz, e volte até Glottis, que vai cuidar do Chepito pra
vc. Quando vc chegar à pérola, ande até a rocha saindo dela. Ande em volta da
rocha no sentido horário (começando pela frente), e Chepito será pego e vc vai
ganhar uma carona.

c) The Edge of the World (A beira do mundo)

Entre no elevador e vá pela passagem à direita, passando pelas portas até encontrar
Meche... e Dominó também. De volta ao seu escritório, fale com as crianças:

'Why do you want to bite me?'
'What are you two doing in this cage?'
'Listen, children, I'm here to help.'
'I'm here to help you get out of this cage.'
'My hand are not to big to make light bulbs.'
'I just don't have any of those little, tiny tools, that's all.'
'Okay, back to work.'

Pegue o martelo e volte para o escritório de Meche (por onde vc já passou). Use o
cinzeiro: mova-o para a frente das cinzas de Meche (isso deve ser feito na hora certa
e pode dar bastante trabalho até vc conseguir). Ela vai jogar as meias no lixo,
portanto pegue-as. Desça o elevador a siga para a esquerda na parte de baixo da
tela. Use o martelo no Chepito para conseguir o 'Bust-All', e use a mangueira nele
para arrumar uma arma. Volte para o fosso do elevador e saia pelo lado direito da tela.

d) The Boat (O Barco)

Mude a cinta de transporte para se mover para baixo, aí suba nela até sair na
superfície. Escale o guindaste, vá para o lado oposto e desça. Vá para a garra do
guindaste, use o 'Bust-All' nela, e então volte e prepare-o de novo. Abaixe a corrente
novamente e aí levante-a para causar ainda mais destruição. Mova o guindaste de
volta para o outro lado, e desça a corrente até a cinta de transporte. Saia do
guindaste e volte para a cinta. Jogue a alavanca para a cinta se mover para cima, e
depois repita o procedimento para mover a corrente para baixo. Suba na cinta de
novo, no guindaste, e alcance a corrente. Volte ao guindaste, volte para o outro lado,
para a cinta e retorne ao escritório de Meche.

e) Rescuing Meche (O Resgate da Meche)

Use a arma em Meche; vc terá que resgatá-la. Saia de novo e use o Bust-All no
batente da porta. Use a roda e gire-a de modo que todos os quatro saltadores fiquem
abertos. Use a foice nos saltadores e puxe a roda. Depois de entrar feche a porta
atrás de vc, e use a foice nas placas acima da porta. Entre na sala secreta e use a
foice no sistema de irrigação. Ande por cima do grande cano e gire a roda. Pegue o
machado da outra sala e trave-o no topo da telha que escoa a água. Puxe-o e vc vai
derrubar a telha que se espatifa.

f) Domino's Fall (Queda do Dominó)

Dominó vai atrás de vc no barco, e vc deve enfrentá-lo. Saque sua foice. Vc não
pode deter Dominó com a foice: use-a no polvo.

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4. Walkthrough do Quarto Ano
############################

a) Saving Glottis (Salvando Glottis)

Desça as escadas e abra o caixão. Vc vai encontrar Bruno novamente, e ganhar uma
caneca. Suba lá em cima de novo e verá uma cutscene. Quando vc sair, o Portão
entregará uma mensagem a vc. Desça para a sala embaixo das trilhas e fale com
Glottis:

'What can I get you? Will anything help?'
'Can't we make a new hot rod?'

Siga para a cozinha, use a xícara de café no rack, abra a gaveta, e pegue um trapo.
Saia até a lata de óleo e use o trapo nela. Volte à cozinha e use o trapo na torradeira.

b) Rescuing the Bonewagon (O Resgate do Bonewagon)

Antes de tudo, vá para as docas falar com o Velasco. Depois que ele se for, pegue a
garrafa e vá para o Cofre Azul (Blue Casket). Entre na cozinha e use a garrafa no
'Keg'. Volte até o Glottis e dê para ele a garrafa. Converse com Glottis e ele a
perderá. O próximo passo é a gelatina: vá para a cabana de Toto e abra o armário de
medicamentos para pegar o nitrogênio liquido. Use nitrogênio liquido na gelatina e daí
passe por ela, para usar a bomba e sair de Rubacava.

c) Getting A Suit (Arranjando um Disfarce)

Chegue no corpo do soldado caído e pegue o braço dele. Fale com a Meche, saia do
esconderijo, suba a escada de mão e suba também a escada seguinte que vc vai dar
no Cassino. Pegue a cafeteira, suba a escada atrás dos 'Thunder Boys', e derrame
café neles. Volte lá embaixo, ponha a cafeteira no lugar, e entre na sala de
maquiagem para arranjar um disfarce. Suba a escada de novo, use o braço no
moedor e então pegue o moedor pois vai precisar dele depois. Desça e entre no
Cassino. Fale com o cara de casaco de trincheira (na realidade, é aquele soldado que
apareceu sendo fatiado antes), e aí fale com ele uma segunda vez para descobrir o
que ele vai fazer. Fale com a Meche duas vezes, use o lençol no Charlie, e sem
perder tempo, fale com o soldado. Entre no banheiro e se disfarce.

d) Getting A Gun (Conseguindo uma Arma)

Dirija-se para o Quartel-General LSA, e pegue a fotografia na lata de lixo. Use a
mensagem de Hector na pomba, depois use a foto nela. Consequentemente Bowlsley
fugirá da torre de Hector. Saia do Quartel-General e entre no hall, onde vc vai pegar o
remoto. Por trás do Bonewagon, entre na tubulação de esgoto e continue pelo túnel.
Use o moedor (com o braço) no túnel, e vc vai chegar ao crocodilo. Tire o remoto,
levante o Bonewagon, ajuste o remoto, e mova o Bonewagon para frente até chegar
na beirada. Suba, corra para o outro lado, e comece a descer a escada de mão até o
crocodilo se virar. Quando ele virar, acione o remoto para prender a cauda dele sob o
Bonewagon. Entre na floricultura e use a foice na bola de fita adesiva que fica acima
da porta. Vc vai sair, por isso entre outra vez e receberá uma arma, e munição.

e) Meeting Hector (Encontrando Hector)

Para chegar a Hector, suba e entre no Cassino. Vá falar com o Demônio rosado, e aí
ele vai fazer uma pergunta para vc. A resposta é o ultimo número na mesa do Keno.
Se vc errar a primeira, preste atenção nos números da mesa e tente novamente.
Quando vc tiver subido as escadas, fale com Celso e diga o seguinte:

'Actually, I work for Hector. He sent me to answer your questions.'
'The real question is, don't you feel that you are worth it.'
'What exactly are you saving your money for? A rainy day?'
'Well, enough about you guys, let me tell you about my problems.'
'I just got back from the worst vacation I've ever had!'

Aguarde um tempinho e assista à cutscene.

f) Lady Luck (Dona Sorte)

Suba a escada de mão até o braço da tabuleta, suba na beirada, olhe na direção da
estátua quebrada e use o moedor, que assim Sproutella desloca a tabuleta. Suba a
escada de mão e pegará os tickets.

g) The Final Shodown (Batalha Final)

Vá para a casa verde e entre. Use o nitrogênio líquido em VC MESMO, aí vá para o
carro e dê uma olhada no banco traseiro. Fale com Salvador, depois ande até a mala
e abra-a. Pegue o ticket, e chegue na parte de trás da casa verde, pois o ticket vai
guiar vc para o ponto certo, e quando vc estiver no lugar certo, ele vai cair no chão.
Procure as chaves junto ao corpo de Salvador, vá no carro e destranque-o para
pegar a arma. Finalmente, corra pro alto da torre de água e use a arma exatamente aí.
Suba até a porta da casa verde e abra a porta para terminar o game.
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