PARTE 1
Pegue o soquete de canhão; converse com o pirata pequeno (Whally), peça a bibliografia e convença-o de que ele não é um pirata; pegue o gancho de plástico; use o canhão e destrua os barcos dos piratas; olhe pela janela; use o soquete de canhão na caveira; use o gancho de plástico no soquete de canhão; use a haste no destroço; volte para dentro; use a alfaje na corda do canhão; use o canhão; pegue o saco de moedas de madeira; pegue o anel de diamante; use o anel com a vigia.
PARTE 2
Pegue a brasa; vá até o brejo; converse com Murray; entre no navio; pegue a cola; pegue o alfinete do boneco vodu; use o saco de moeda na máquina de chiclete de bola; puxe a língua do jacaré; fale com a sacerdotisa vodu; de um chiclete ao Murray; vá ao camarim do teatro; pegue a varinha mágica; pegue a luva no bolso da casaca; pegue a caspa na casaca; use a varinha mágica na cartola; pegue o livro; olhe o adesivo da Ilha do Sangue no baú; entre no palco e converse com os atores; use os piolhos no pente quando o barbeiro colocá-lo na mesa; converse com o pirata barbeiro (Buchada McBode); peça um corte de cabelo; puxe a alavanca uma vez; pegue o peso de papel; use a alavanca para subir a cadeira e pegar a tesoura no teto; converse com os três barbeiros e peça para eles fazerem parte de sua tripulação; de um tapa na costa do Bill Cortagoela, ele irá se engasgar, de outro tapa e pegue o quebra-queixo; use a tesoura na vegetação rasteira entre o restaurante a barraca de limonada; após ser engolido pela cobra, pegue um monte de coisas que estão ao seu pé; use a flor amarela com o liquido da jarra, de a mistura para a cobra; quando cair na areia movediça use o balão com a pedra; assopre o balão; pegue um espinho da planta e o bambu; use o espinho com o bambu; use a zarabatana com o balão flutuante; vá até o restaurante; pegue um 'delicioso biscoito amanteigado'; coma o biscoito amanteigado; empurre o 'freguês muito quieto'; pegue a faca na costa do freguês; pegue a forma de torta; use as larvas na galinha gorda; pegue o cartão do clube; pegue a forma para biscoito; fale com o capitão Barbaloira, fale sobre o dente de ouro dele; de o quebra-queixo ao capitão Barbaloira; de um chiclete ao Barbaloira; quando o capitão Barbaloira fizer uma bola de chiclete, fure-a com o alfinete; pegue o dente de ouro; mastigue um chiclete, e use-o no dente de ouro; inale um balão de hélio e mastigue o dente com chiclete; saia do restaurante e use a forma de torta na poça de lama; vá até a colina gramada; use a faca no cavalete; use a brasa no rastro de run; use a forma de biscoito na outra seringueira; vá para a barbearia; de o dente de ouro para o Bill Cortagoela; use a luva no Edward Van Helgen; feche a tampa da caixa do meio; escolha o banjo; você deve guardar as últimas cordas que Edward toca para repeti-las depois; quando ele começar a tocar sozinho pegue uma das pistolas; use a pistola no Banjo do Edward Van Helgen; peça ao Buchada para entrar para a tripulação e aceite o desafio; vá para o quiosque e mostre a carteira do clube ao atendente; pegue 3 toalhas; use as toalhas no balde com gelo; use as toalhas no atendente; pegue o óleo de cozinha; vá para a praia; tente chegar no banhista; use as toalhas molhadas na areia quente; pegue a caneca em cima do banhista; converse com o ele sobre a ilha do sangue; troque a sua caneca pela caneca sem fundo da barraca de limonada; peça uma limonada ao Kenny; pegue a jarra; use a jarra na cuba de tingimento ao lado; volte para a praia Sulfurosa; dê a caneca sem fundo ao banhista; use o jarro com tinta na caneca sem fundo; use o óleo de cozinha no mapa nas costas do Pálido; pegue o mapa; vá para Sangra dos Reis; use a cola no tampão de borracha; use o tampão de borracha com cola no rombo do barco; use o barco para ir ao navio pirata; use a faca de pão na prancha; suba no navio e tente abrir a porta; vá até o restaurante; use o livro de ventriloquismo com LeChimp; abra a vigia e saia por ela; vá ao camarim do teatro e suba as escadas; puxe a alavanca; aperte os botões na seguinte ordem: sudeste, noroeste, oeste, sul, leste, nordeste, nordeste, leste, sudoeste; no camarim, use o óleo nas balas de canhão; entre no palco e use a pá.
PARTE 3
No início da fase, você deve escolher dizer para o Buchada se vai querer a ajuda dele, ou se quer fazer tudo sozinho, o que torna o jogo um pouco mais difícil; examine a carta náutica; você deve encontrar os navios de outros piratas para roubar os tesouros e aprender as falas para poder lutar com o Capitão Rottingham; para derrotar os outros navios, atire com o canhão com o botão direito do mouse; após conseguir um tesouro, vá até o ancoradouro da Ilha do Saque e converse com o Kenny, compre canhões melhores até que consiga comprar o canhão 'Destructomatic T-47' para conseguir derrotar o Capitão Rottingham.