Doom 3
MARS CITY
Você acaba de sair da nave e pode explorar um pouco do universo Doom, aproveite para aprender os movimentos básicos.
1) Para avançar até a sala seguinte, você passará pelo corredor com um scanner, fique no local designado e aguarde a varredura.
2) Passe mais uma porta, fale com o seu chefe e receba o PDA (acesse-o pela tecla Tab).
3) Avance pelo corredor, curta a animação da reunião, oriente-se pelas placas e localize o QG do Comando de Fuzileiros (Marine Command). Fale com o sargento.
4) e 5) Deixe a sala, siga o robô-sentinela, quando ele chegar à última sala, desça as escadas e tome o elevador.
Mars city underground
6) O policial dará as 'boas-vindas' logo que você deixar o elevador. Pegue a pistola, o colete e a lanterna à direita.
7) Fique de frente à porta, aguarde a mensagem de áudio e ela será aberta. Avance pelo caminho disponível até chegar a Garage Underground, passe por duas cabines de pressão (a primeira está à esquerda do guarda). Dica: Quando estiver na superfície de Marte, não perca tempo, observe a existência de um medidor de oxigênio ainda presente em seus pulmões.
Tome o elevador, vá para a sala no final do corredor e você encontrará o cientista desaparecido.
Mas o inevitável aconteceu, veja, sinta e ouça por si mesmo, o portal para o Inferno estava aberto. Só para começar, todos os cientistas (inclusive esse de seu objetivo), tornaram-se zumbis e querem te matar. Infelizmente os policiais armados também. Então empunhe sua pistola e comece a regressão sangrenta de seu caminho. Dica: Excelente trajeto para treinar tiros certeiros na cabeça dos inimigos.
9) Após passar pela garagem, suba as escadas, a porta estará trancada, acione o painel ativando a plataforma e continue pela porta no fundo da tela.
10) Na sala seguinte, mate o policial, pegue o PDA junto ao computador no canto e empregue as informações para abrir a porta. Dica: Senhas de armário ou porta podem estar tanto em mensagens de áudio quanto nos e-mails.
11) Atravesse mais uma porta, desça as escadas à direita e recolha a shotgun e um colete. Mas fique atento, é uma armadilha, vários zumbis cercarão você, a melhor opção é dar o fora rapidinho subindo a escada de mão e indo para a outra porta.
12) A shotgun é estupenda, mas requer cuidados:
1- Atire somente à queima roupa (mantenha o botão de corrida pressionado para facilitar a aproximação);
2- Esteja preparado para recuar, nem sempre você abaterá o inimigo com um só tiro;
3- Não a use se estiver com muito poucas balas;
4- Não desperdice munição com zumbis, isto é, mate de soldados armados para cima;
5- Quando um soldado estiver empunhando a machinegun ou outra arma de ataque à longa distância, esconda atrás de algum obstáculo e prepare-se para atirar calculando o momento certo através da sombra do inimigo.
Se você entender a consistência dessas recomendações, com certeza, elegerá a shotgun como a melhor arma do jogo.
13) Existe uma estação de saúde próxima da porta onde você poderá recuperar energia caso seja necessário. Antes de atravessar a porta, certifique-se de estar empunhando a shotgun e dispare contra o monstro após a animação. Dica: Quando não utilizar uma estação de saúde, memorize o local em que ela está para uma potencial situação de urgência. Em Energy Stabilization Unit, existe um armário cuja senha é 531.
Suba as escadas da Underground Junction, entre na porta esquerda, recolha os itens e destranque a porta direita através do painel. Dica: Ainda neste painel, selecione a opção Mars City sublevel acess -> entrance lockers e abra o armário trancado. Assim na outra sala, você poderá apanhar a machinegun no armário ao lado de onde estava a pistola.
Dirija-se para a porta recém-aberta, mate o monstro, ao entrar no elevador você concluirá a fase. Dica: Como a quantidade de colete e energia é herdada de uma fase para outra, verifique suas quantidades disponíveis e tente recuperar através de alguns medkits e estações de saúde deixadas para trás.
Mars city parte 2
Mate o soldado, vá para a esquerda, aguarde alguns instantes e suba a escada de mão.
Abaixe-se para avançar pelos dutos, virando à esquerda você encontrará um colete enquanto que o caminho correto é na direção oposta.
14) Caia no nível abaixo, recolha o pda sobre a mesa, passe uma porta e entre na porta à direita. Recolha o cartão, volte ao corredor e insira na porta que o requer.
15) Quando as luzes se apagarem na sala, faça algumas alternâncias entre a lanterna e suas armas, afinal você não é tem visão noturna e nem pode se dar ao luxo de ficar atirando ao acaso.
16) e 17) Na enfermaria, além das estações de saúde, digite a senha 347 no armário e apanhe mais itens de saúde e colete. Saia da enfermaria, vire à direita, vá até o final do corredor e aproxime-se do terminal de computador. Dica: Entre na sala Combat Prep e digite a senha 584.
18) No meio do corredor entre o terminal de computador e a enfermaria, existe uma porta que você agora poderá ultrapassar (seu nível de segurança foi elevado). Passe pela porta visível no fundo da tela, se você virar à direita, estará retrocedendo caminho. Dica: Entre no banheiro, aproxime-se do espelho e veja uma animação bem curiosa.
19) O robô-sentinela te dará uma mão a partir deste momento, é aconselhável empunhar a machinegun para o combate à longa distância. O robô guiará até uma sala com o elevador para a administração, tome-o e conclua o nível.
administration
20) Mate o policial, vire à direita, acabe com o zumbi que tentará surpreendê-lo e entre na porta em frente. Entre na primeira porta à direita, pegue o pda sobre a mesa, empregue o código 586 no armário e apanhe um colete e granadas de mão.
Volte ao corredor principal e avance para a porta seguinte. Você perceba que um monstro do outro lado do vidro tentará acertar um projétil e depois sai correndo. Apenas verifique que mais adiante não há caminho, pois a porta exige informações do pda de William Banks e você não possui.
21) Vá até a sala onde a fase foi iniciada (com o elevador). Dois monstros derrubarão a porta direita antes bloqueada, derrote-os e dirija-se ao novo caminho revelado.
22), 23) e 24) Quando encontrar uma porta trancada, entre na salinha no canto direito e acione o painel. Um novo tipo de monstro surge, ele atacará quebra o vidro após algumas tentativas de arrombamento da porta, mas fique tranqüilo, alguns disparos serão o suficiente para derrotá-lo.
A porta agora estará aberta, derrote alguns inimigos, pegue o pda sobre a mesa do escritório à direita. Continue o trajeto e entre na porta 'executive offices'.
25) e 26) Localize o pda de William Banks jogado perto do que mais parece um ritual satânico. Dirija-se à porta que anteriormente requeria informações deste pda e conclua o nível. Dica: Entre na porta da sala onde você destrancou um armário e recolha mais itens.
Alpha labs – sector 1
27) Acione o painel ao lado para abrir a porta da cabina pressurizada. A primeira sala é realmente escura e, além disso, ainda surgem vários zumbis use a metralhadora em conjunto com a lanterna. Tente ir rapidamente até a mesma e ativar as luzes de emergência por meio do computador central. Dica: Existe uma abertura à direita com dois coletes e uma estação de saúde.
28) Abra a porta e avance pela esquerda, embora inimigos surgirão pela retaguarda. O corredor está bloqueado, então o caminho fica por conta de pular a janela à direita onde você pode apreciar um grande feixe de plasma.
Entre na sala à direita, recolha o pda e prepara-se para sentir o medo. Um monstro entrará pela mesma porta que você, esteja atento. Apanhe um pda e um disco de vídeo. Dica: Digite a senha 752 no armário avistado a pouco.
29), 30) e 31) Passe pela porta, acione o painel que abrirá o portão de acesso a reparos. Observe que a porta em que o canhão de plasma cruzava foi aberta. Mantenha um pouco de cuidado e vá para lá, no final, pressione o botão vermelho na parede direita e o duto será aberto.
32) Abata mais inimigos, desça a escada e entre na porta disponível. Desça a rampa, cuidado com a porta da esquerda, pois o corredor está em chamas, vá lá apenas para apanhar granadas de mão e munição da shotgun. Vá na direção oposta.
Após a emboscada dos zumbis, suba a escada, apanhe um pda e ative o painel que fará uma varredura nos vazamentos de gás da estação. Você agora poderá ir para o corredor que antes estava em chamas.
33) e 34) A animação pode chocar um pouco, mas não é todo dia que você vê um ser humano pendurado de costa para o teto com as vísceras das cavidades torácica e abdominal totalmente expostas implorando para que o sofrimento acabe. E mais uma espécie de monstro surge na área, atente-se à existência de dois ou três deles.
35) A parta está emperrada, procure uma abertura no chão à direita desta porta. Caia lá e avance abaixado. Dica: Se você ir até o final, encontrará um pouco de saúde.
36) Atire nos barris explosivos e acabe com os inimigos da área antes que eles errem um disparo e mate todos.
37) Quando mais uma das 'ilusões' ocorrerem (a tela ficar vermelha), derrote os dois monstros, acione o painel no alto do pilar esquerdo, recolha munição e continue pela outra porta.
A porta direita exige um pda não possuído até o momento. Então entre na sala esquerda, suba a escada de mão no canto.
38) Passe por um estreito caminho à direita, fale com o cientista, espere a máquina içar e vá para a sala em frente. Pegue o pda do cadáver, caia na sala abaixo e empregue-o na porta.
Em Alha lab main junction, vire à direita, derrote os monstros responsáveis pela quantidade de sangue revestindo o piso e entre no elevador.
Alpha labs – sector 2
39) Suba a escada de mão no banheiro. Continue pelo duto e caia no nível abaixo.
Pegue o pda no escritório à direita, ele revela que o código do armário 38 é 409. Cruze rapidamente o corredor, pois não há oxigênio nessa área.
40) Recolha um pda e um disco de vídeo na sala 'mfs compressor', acione o painel, suba a escada de mão à esquerda e pegue mais itens. Tome o elevador na outra sala.
41) Fale com Edwards, siga dando-lhe proteção, suba a escada de mão no final da excursão.
Digite a senha 102 no armário 39, passe uma porta, atravesse o duto de ar no canto esquerdo. Detone a aranha, acione o painel, mate mais aranhas e suba a escada de mão à esquerda do painel. Vire à esquerda e deixe o nível.
Alpha labs – sector 3
Muitos inimigos lhe aguardam no início. Na primeira junção, o caminho esquerdo exigirá cartão, então siga pela direita.
42) e 43) Entre na primeira porta à direita, recolha o pda, use o painel de controle para remover todos os barris tóxicos do outro lado do vidro. Dica: Use o direcional do painel para mover a garra, quando estiver corretamente sobre o barril (o painel direito mostra 'locked' seguido de um aviso sonoro) selecione 'close' para apanhar o barril e finalmente leve-o para o incinerador. Faça isso com os dois barris vazando.
Você poderá passar pela sala já que a porta de segurança fora destrancada. Pegue o cartão jogado no chão, entre na porta disponível, digite a senha 123 no armário. Dica: Não ative o elevador, ou virão mais inimigos.
Volte à junção, siga o caminho ainda não percorrido, o cartão lhe dará acesso àquela porta referida.
44) Digite a senha 123 (também) no armário à direita. Na segunda sala à frente, pegue a chaingun no final do corredor clareado por luzes vermelhas, teste a nova arma nos inimigos que surgiram. Tome o elevador na outra porta.
45) Após matar os dois maiores monstrinhos do jogo (até o momento) e mais um outro. Aproxime-se do vidro à esquerda da porta trancada, aguarde-o ser quebrado e salte pela janela. Digite a mesma senha de antes no armário e conclua o nível dirigindo-se ao painel à esquerda.
Alpha labs – sector 4
46) Após a primeira porta, um cientista lhe pedirá ajuda. Você pode fritá-lo ou libertá-lo, eu sei que a primeira opção é mais divertida, mas você perderá algumas bonificações, então escolha destrancar a câmara.
47) Tome o elevador, fale com o cientista, entre em sua sala, recolha o pda e o disco de vídeo. Acione o painel e destranque o armário com reais bonificações mencionadas.
Atravesse a câmara e comece o combate contra muitos inimigos. Acabe primeiramente com os soldados da passarela acima. Suba a escada, entre na porta da esquerda, a tela ficará vermelha no final do corredor, volte e recolha alguns bons itens. Dirija-se à porta da direita agora.
Selecione a opção 'extend service bridge', acabe com os soldados e atravesse a ponte. O elevador não está funcionando, jogue algumas granadas na sala à esquerda.
48) Atravesse outra ponte, um monstro surgirá de uma abertura à esquerda, mate-o e suba a escada de mão.
Insira o código 651 no armário 64. As aranhas atacarão em dezenas, se for possível, tente ficar no corredor antes da sala e atirar de lá.
Contra os soldados, o melhor é atirar nos barris explosivos. Suba a escada à direita do final da ponte. Quando encontrar uma estação de saúde, certifique-se de recuperar toda a energia, pois ao atravessar a próxima porta, você não poderá mais voltar.
49) Este chefe é uma aranha gigantesca, embora use ataques tele-cinéticos principalmente. Empunhe a chaingun, atire à média ou longa distância e não fique parado um só instante. Entre na porta disponível.